quinta-feira, 7 de março de 2019

Ah.... O carnaval ...


Ah... O carnaval .....
Eu amo carnaval!  Desde pequena, minha mãe me colocava fantasia  e me levava aos bailes de carnaval no clube Águia Branca na cidade de Rio Grande onde sempre passávamos o carnaval.  Mas o amor pelo carnaval veio da  minha vó, ela sempre amou o carnaval e lembro como se fosse hoje , ela toda enfeitada com muitas pulseiras, maquiagem coloria e muito brilho, muito mesmo,  minha vó sempre foi exagerada e não é a toa que foi 3 anos seguidos rainha do carnaval dos idosos na cidade de Rio grande .
Os anos se passaram, eu cresci e a paixão pelo carnaval só aumentou, amo colocar fantasia e pular no carnaval, adoro blocos de carnaval principalmente quando tocam as tradicionais marchinhas... minha preferida é da Chiquinha Gonzaga :
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar

Eu sou da Lira
Não posso negar....


Como falei amo o carnaval, acho lindo os desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro, já passei o carnaval lá , mas como amo blocos de carnaval acabei não indo no sambódromo (mas ainda irei) .

No entanto, a vida toda escutei algumas pessoas reclamando do carnaval dizendo coisas do tipo “é uma baderna”, “ o carnaval é para quem gosta de drogas “, “ fazem barulho a noite toda, sujam ruas e no final sempre há brigas “, conheço muitas pessoas que  não gostam de carnaval ,que fogem , vão acampar no feriado em lugares bem calmos, e acho isso normal, nem todo mundo gosta de carnaval.
Este ano passei o feriado de Carnaval em Porto Alegre, com uma gripe horrível, porém na terça estava recuperada e não tive duvidas , coloquei a fantasia. chamei algumas amigas e fomos para a Cidade Baixa onde tinha um bloquinho. Foi maravilhoso, cheguei por volta das 15h, pulei, bebi com as amigas, cantei, vi muita gente com crianças, muitas fantasias, pessoas brincando, rindo... Como começou a chover e como eu  me recuperando da uma gripe, logo voltei para casa, as 19:30 já estava tomando um banho quente no aconchego da família, mesmo eu amando tanto o carnaval eu também adoro estar em casa.
Hoje acordei ,peguei o celular e fiquei muito triste , muito mesmo ! Primeiro porque muitas pessoas estavam falando mal do carnaval na Cidade Baixa, ( um vídeo com o confronto da policia militar ), vi postes com as seguintes frases:
“Essa baderna tem que acabar.” Baderna não! Estávamos nos divertindo e com certeza as pessoas que estavam depois que o evento acabou, criando confusão com a polícia, é uma minoria, que não são pessoas assim como eu e como tantos outros que vi, com amigos, com suas famílias  e crianças.
“ Quem frequenta estas festas são drogados.” Não  gente!  Por favor, vamos parar de generalizar e achar que quem se diverte é drogado tá?
“ Eles deixam tudo sujo , são porcos.” Tudo bem , com essa posso concordar, eu vi as fotos de como ficou, mas o seguinte: nas poucas horas que estive lá fiquei mais de uma hora procurando uma lixeira e não achei, até que consegui entregar para um catador a latinha q eu estava segurando. A organização do evento junto a prefeitura tem que colocar latas de lixo, mas não uma, nem duas, muitas!! Mas não vamos chamar de porco quem frequenta o carnaval, tá bom?
“ Fazem xixi por todos os lugares, menos no banheiro.” Só eu sei o que passei na fila do banheiro. Quantas pessoas havia na festa não sei, mas banheiros eram seis, três masculinos e três femininos. Claro! Não justifica fazer xixi na rua, mas vamos pensar em alguma coisa para melhorar?
“ Não queremos carnaval aqui nas ruas de Porto Alegre.” Gente, isso eu realmente não entendo , Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e outras cidades arrecadam muito, mas muito dinheiro mesmo com o carnaval , com o turismo , e nós não queremos carnaval porquê ?
Como se não faltasse mais nada, veio a bomba do excelentíssimo presidente, que posta em sua conta do Twitter um vídeo obsceno, difamando a imagem do carnaval, que é cultura brasileira, a maior festa democrática do país apreciada por pessoas do mundo inteiro. Por favor,vamos nos orgulhar?
Poxa, tantos vídeos legais para um presidente colocar, como o vídeo da Ivete Sangalo que parou de cantar porque viu que uma vendedora tinha quebrado o isopor perdendo todas as bebidas e disse que ia comprar o isopor dela, para ela não sair no prejuízo.
Quem sabe o vídeo do  bloco de carnaval que tem fama de nunca parar, mas desta vez parou até uma mãe achar seu filho ( e deu certo, mãe e filho se encontraram e foi lindo).
Ou do Carnaval em Salvador, que os foliões abriram espaço para uma fã cadeirante do cantor Saulo Fernandes e ainda ergueram a cadeira de rodas no ar, foi lindo de ver!
Tanta coisa linda sobre o nosso Brasil que o nosso excelentíssimo presidente podia postar , vocês não acham ?
E na internet , vi gente defendendo e dizendo que tem que mostrar aqueles tipos de vídeos para o mundo ver como é o carnaval aqui no Brasil ? Poxa, vocês se dizem patriotas mas não gostam da própria cultura?
Vamos divulgar para o mundo o nosso belo Carnaval e as muitas coisas lindas que tem nesse Brasil, sou patriota e muito me orgulho do nosso carnaval, sou de esquerda, luto por um Brasil  melhor, pela democracia e pela valorização das nossas  riquezas . Não pode ser patriota aquele que despreza a própria cultura, que despreza o índio, o negro. Não pode ser patriota aquele que privatiza, que vende aquilo que é de todos, aquele que não tem solidariedade, respeito, humanidade, ética. Não pode ser patriota aquele que tira os direitos de um povo, porque a pátria somos todos nós.

Lia Figas
06/03/2019 

7 comentários: